sábado, 25 de junho de 2011

Antes sem governo que um mau governo

Lição Belga: Antes sem governo que um mau governo

Abril 9, 2011
por cefaria

A Bélgica encontra-se há nove meses sem Governo… mas governa-se. Claro que existem os governos regionais, mas o nacional há muito que não existe.


Apesar da situação não ser boa, sobretudo em termos de relacionamento humano entre valões e flamengos, a verdade é que os especuladores não atacaram a Bélgica, nem antes da queda do governo, nem depois da demissão do seu Primeiro-ministro, nem houve que pedir ajuda externa em poucos dias… como fizeram em Portugal.

Existem várias razões para isto: ao contrário de Portugal, grande parte da economia sobrevive à margem do Estado, pelo que continua em plenitude de funcionamento com ou sem governo;

Os Governos Regionais cobrem parte das funções que um estado centralizado asseguraria, isso é evidente em Portugal ao nível das Regiões Autónomas, onde os efeitos imediatos da demissão de Sócrates não tem a mesma repercussão que no Continente;

Outra é sem dúvida que mais vale não haver um Governo do que existir um Governo irresponsável, sem uma estratégia económica sustentável e com políticas financeiramente ruinosas. Portugal está a pagar muito caro porque foi governado precisamente assim nos últimos 6 anos e meio e os portugueses foram informados disso há precisamente ano e meio e preferiram continuar mal governados quando já conheciam o estilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário