sexta-feira, 17 de junho de 2011

Centro de Manutenção de Material Coronel Celso Pinto da Fonseca

Resumo histórico:

O Centro de Manutenção de Material foi inaugurado em 24 de outubro de 1911, criado através do Decreto nº 9.012, de 24 de outubro de 1911, sendo que inicialmente com a denominação de Corpo de Serviços Auxiliares. Seu primeiro Comandante foi o capitão do Corpo de Intendentes do Exército FRANCISCO CELSO CAVALCANTE PONTES, comissionado no posto de Major. Nesta ocasião, comandava a Corporação o General de Brigada JOSÉ DA SILVA PESSOA.

Através do Decreto nº 41.095, de 07 de março de 1957, que criou o Regulamento Geral da então Polícia Militar do Distrito Federal, o Corpo de Serviços Auxiliares passou a denominar-se Batalhão de Serviços. Posteriormente, em 24 de dezembro de 1962, através da Lei 263, o Estado da Guanabara foi reestruturado administrativamente, juntamente com a Corporação a qual passou a denominar-se PMEG – Polícia Militar do Estado da Guanabara, passando o Batalhão de Serviços a chamar-se Batalhão de Manutenção.

Através do Decreto nº 1.095, de 02 de fevereiro de 1977, o Batalhão de Manutenção da extinta PMEG foi transformado no Centro de Manutenção de Material – CMM.

Através Art. 47, do Decreto-Lei nº 92, de 06 de maio de 1975 e da Resolução nº 156, de 08 de outubro de 2008, o Centro de Manutenção de Material passou a denominar-se CENTRO DE MANUTENÇÃO DE MATERIAL CEL CELSO PINTO DA FONSECA, em homenagem ao saudoso Coronel, que chefiou de forma brilhante o CMM no período de 11 de janeiro de 1996 a 26 de junho de 2000.


O CMMCCPF é uma Unidade de apoio logístico e, sua importância pouco lembrada quando se fala em Polícia Militar. Embora a manutenção de parte das viaturas operacionais esteja privatizada, o CMMCCPF desempenha funções de grande relevância na Logística da PMERJ. Dotado de efetivo altamente compromissado com a finalidade da Unidade, não medem esforços no sentido de ver a missão cumprida, sendo objeto de elogio por parte da SENASP por ocasião da realização dos jogos PAN/PARAPAN-2007, evento em que sua participação contribuiu sobremaneira para o sucesso do evento.



Em suas dependências, conta com acervo de viaturas de várias épocas, ônibus, caminhões, motos e viaturas RP e PATAMO, como nas fotos a seguir.
Ultima Unidade antes de minha passagem para a Reserva, a qual tenho orgulho de ter servido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário