domingo, 18 de setembro de 2011

FORA CABRAL! Por que 20 de setembro?

Em 20 de setembro de 1835, os farroupilhas, liderados por Bento Gonçalves, venciam o confronto da Ponte da Azenha e entravam na província de Porto Alegre. Iniciou-se a Guerra dos Farrapos, o mais duradouro conflito armado da história do Brasil, que resultou na declaração de independência do Estado do Rio Grande do Sul, dando origem à República do Piratini, que durou cerca de sete anos.


A Guerra dos Farrapos, também chamada de Revolução Farroupilha, é o mais longo conflito armado ocorrido em território brasileiro (teve início em 1835 e terminou em 1845). É considerada uma das mais importantes passagens da história do Rio Grande do Sul, um marco da formação social e política do Estado. A importância do dia 20 de setembro é tão grande que em 1978 foi decretado feriado em todo o Estado pela lei estadual 4.453/78.

Decorridos 175 anos do conflito armado, outro levante se prepara no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro, onde estamos. Desta vez ordeira e pacificamente como manda a nossa Contituição, que havemos de respeitar.

Mais de 30 mil confirmaram no Facebook que estarão esta terça na Cinelândia

Bruno Góes
Marcio Allemand

Mais de 30 mil pessoas confirmaram presença, pelo Facebook, em uma manifestação contra a corrupção que acontecerá nesta terça-feira, na Cinelândia, no Rio. Cansados de ver as primeiras páginas de jornais recheadas de casos de desvio de dinheiro público, cinco amigos resolveram abandonar o comodismo, há pouco mais de um mês, e divulgar a ideia. Hoje, a expectativa é que o ato reúna quase o mesmo número de pessoas indicado na rede social, como aconteceu na manifestação do dia 7 de setembro, em Brasília.

A hora do protesto, porém, pode fazer com que mais cariocas estejam presentes. Às 17h, início do horário de saída do trabalho, começa a manifestação, que tem previsão para terminar às 20h.

- A adesão se deu aos poucos, e agora grupos de pessoas que também lutam pela mesma causa já estão imprimindo fitas e adesivos da marca que criamos. Professores entraram em contato e nos chamaram para debates - conta Cristine Maza, uma das organizadoras.

O protesto marcado pela rede social tem mostrado como o processo de mobilização é colaborativo e descentralizado. A marca com o símbolo da manifestação, que está no site contraacorrupcao.com.br, por exemplo, já foi usado neste fim de semana por pessoas que distribuíram panfletos na Praia de Ipanema.

Para Cristine, manifestações como essa podem provocar resultados práticos e efetivos contra a corrupção:

- O barulho é tamanho no Brasil inteiro que (as manifestações) vão fazer com que as autoridades repensem e que as pessoas aprendam a votar. Quem votou neles foi a gente. É hora de começar a pensar.


Por décadas políticos nos subjugaram, debocharam e roubaram descaradamente. Não prestaram atenção as reclamações do povo que gritava pelos serviços públicos não prestados. Continuam nos roubando, desobedecendo Leis para reprimir indevidamente os que clamam por dignidade e respeito.




Outrora militares dignificaram a luta pela independência do Rio Grande do Sul, mas, o que se vê no Estado do Rio de Janeiro, são os Comandantes das Forças Militares Estaduais se curvarem à ilegalidade e a corrupção estatal, recebendo benesses em troca de fidelidade indigna.


Certo é que o atual governo (PMDB) foi eleito com maioria de votos, mas, esta mesma maioria irá mostrar o quando estão arrependidos pela má escolha, induzida por uma falsa propaganda, paga com milhões de reais do erário público. Quem empossou destitui, esta é a regra.

Este 20 de setembro ficará na história deixando a Casa Legislativa numa sinuca de bico. Ou mostram que são POVO ou o POVO  mostrará quem MANDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário