sábado, 28 de abril de 2012

Escândalo Cachoeira agita cena política fluminense

Garotinho bota em seu blog imagens de governador com dono da Delta em Paris

Rio -   O escândalo que está sacudindo Brasília, com as investigações do Congresso sobre o envolvimento de políticos e empresários com o bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, agitou a  cena política fluminense ontem. O deputado federal e ex-governador  Anthony Garotinho (PR) postou no seu blog (www.blogdogarotinho.com.br)  fotos que mostram o governador Sérgio Cabral (seu principal desafeto  político) e o alto escalão do governo, em momentos de confraternização  com o empresário Fernando Cavendish, que se retirou na quarta-feira do  comando da construtora Delta, envolvida nas denúncias de elo com  Cachoeira.

 Nas imagens, feitas em Paris, em 2009, estão os secretários estaduais de Saúde,  Sérgio Côrtes; da Casa Civil, Régis Fichtner; de Governo, Wilson  Carlos; e de Transportes, Júlio Lopes; além do secretário municipal de  Urbanismo, Sérgio Dias. Numa foto, Cavendish aparece abraçado a  Fichtner, designado por Cabral para investigar os contratos da Delta com  o estado. Após as denúncias, a empresa saiu da reforma do Maracanã e da  construção da Transcarioca.

 ARQUIVO DE FOTOS
Garotinho admitiu que no seu governo fez contratos com a Delta, mas  alega que os valores são bem inferiores aos da atual gestão e que não  mantinha relação pessoal com os sócios da empresa. “Nunca viajei com eles, nem peguei jatinho emprestado ou  frequentei restaurante junto”, ironizou o deputado, que disse ter um  arquivo de mais de 100 fotos da cúpula com Cavendish.

                                 Cavendish está abaixado ao lado do governador Sérgio Cabral | Foto: Reprodução

A postagem no blog provocou mal-estar no Palácio Guanabara, que se  mobilizou rapidamente para negar que se tratava de uma farra em Paris  com dinheiro público, como insinuou Garotinho no blog. A Prefeitura não  se pronunciou sobre a presença de Dias nas fotos.

                                           O secretário de Saúde (à esquerda) brinca com guardanapo na cabeça

DELTA RESPONDE
 Através de nota, a Delta afirma que “não tem nada a comentar sobre a  publicação de fotos que retratam alguns minutos de descontração entre  empresários e algumas pessoas que ocupam postos públicos e têm convívio  social”. As fotos foram tiradas em confraternização posterior à  homenagem pública recebida pelo governador do Estado do Rio. Isolar  esses flagrantes instantâneos do contexto e dar-lhes conotação política  não ajuda a explicar questões profundas que se colocam neste momento e  para as quais a Delta Construção também procura respostas”.

NOTA OFICIAL

Leia trechos: “Em missão oficial à França, nos dias 14 e 15 de setembro  de 2009, o  governador Sérgio Cabral participou do lançamento do ‘Guia  Verde Michelin Rio de Janeiro’, na Embaixada do Brasil em Paris;  participou de encontros de trabalho para a campanha pelas Olimpíadas de  2016 no Rio; e fez palestra na Câmara de Comércio Brasil-França para  investidores franceses. Entre seus compromissos oficiais, o governador  recebeu, dia 14, a condecoração máxima do Governo da França: a Légion  d’Honneur, no Senado (...). Após a solenidade, o Barão francês Gerard de  Waldner (...) chamou ao Clube Inglês convidados dele em homenagem ao  Governador e à condecoração (...). Estavam presentes secretários de  estado, empresários brasileiros (...)”

Nenhum comentário:

Postar um comentário