domingo, 29 de abril de 2012

Festival da Fertilidade no Japão

Todo primeiro domingo de abril, acontece o Kanamara Matsuri (ou Festival da Fertilidade), com roupas e músicas típicas, danças, altares enfeitados. A escultura, com cerca de 280 quilos, é transportada em ombros até ao túmulo da Tagata Shinto,que fica no templo da deusa Takeinadane-mikoto, deusa da fertilidade.
Centenas de pessoas passam pelo festival e muitos estrangeiros curiosos vão dar uma espiadinha.


Kanamara Matsuri
Dizem que tudo começou na Era Edo (1604-1868), em que as prostitutas que faziam orações, pedindo prosperidade nos negócios e proteção das doenças sexualmente transmissíveis. Com o tempo, a celebração passou a atrair também visitantes que rezavam por filhos saudáveis e harmonia no casamento.
Mas ficou famoso na década de 70, quando uma boate gay doou um andor com um pênis gigante, que virou ícone do evento. O festival é realizado desde o século 17.




No templo, há vários totens xintoístas em forma de pênis, esculpidos em pedra, ferro e madeira. É ali que as mulheres colocam plaquinhas de agradecimentos por terem os pedidos atendidos ou placas com desejos como ter filhos ou uma gravidez tranquila.



Também tem várias lembrancinhas, pirulitos e tudo que se possa imaginar em forma de pênis.



Enquanto os japas idolatram o dito cujo e pedem por fertilidade, para os turistas que vão conhecer o Festival, é diversão garantida hehe .



Só no Japão mesmo para venerar um pênis gigante.







Nenhum comentário:

Postar um comentário