terça-feira, 12 de novembro de 2013

O PT E SEUS PETRALHAS


O que é um petralha?
PETRALHA é um neologismo formado pela aglutinação de Petista e metralha. O metralha é dos irmãos Metralha, que nas estórias da Disney tentam tomar e “distribuir”, a sua moda, a fortuna do Tio Patinhas. O neologismo foi criado pelo jornalista Reynaldo Azevedo.

PETRALHA. Adj. e s. m. 1. Que ou aquele que, sem nenhum escrúpulo, não vacila em praticar atos a margem da Lei, como mentir, ameaçar, chantagear, falsificar, corromper, usurpar, roubar e extorquir: petralha, político petralha. 2. Aquele que defende com ardor ladrões, corruptos, usurpadores, mentirosos, estelionatários, falsários, sonegadores e outros criminosos, e, ao mesmo tempo, posa de honesto e defensor da ética: professor petralha, jornalista petralha, juiz petralha. 3. Característico ou próprio deste tipo de pessoa ou do que ela faz: comentário petralha, agressividade petralha, jeito petralha de governar.

A ultima edição do Aurélio não registra este verbete. É  possível  que seja incluído na próxima, uma vez que é usado em prosa e verso pelo País todo.
O Dicionário Informal, que pode ser consultado na Internet, dá os seguintes significados para Petralha: bandido, usurpador, ladrão, desonesto, falsário, chantagista, escroque, comuna,  estelionatário, canalha, pilantra, psicopata, sociopata, cleptocrata, peculatário.

O petralha se distingue do petista histórico, porque, ao contrário deste, manda as favas o programa do partido, para, em nome do projeto de eternização no poder, aliar-se à escória da política nacional e agir como ela age.
O petralha é pragmático ao agir. O que importa pra ele são os resultados, não os meios. Divorciado da ética e sem escrúpulos, vale-se de tudo para chegar ao poder e se manter nele. Para eles, os fins justificam os meios. Isso explica os dossiês fajutos, a quebra de sigilo bancário e fiscal dos opositores, as pesquisas eleitorais conduzidas de forma tendenciosa, as informações falsas plantadas nos meios de comunicações, a criação de caixa 2 para financiar as campanhas eleitorais, a maquina de propaganda montada com dinheiro público......Seria um nunca acabar de enumerar tudo que ele produz. E ai de quem se coloca em seu caminho, para atrapalhar seus planos!.....Corre o risco de acabar como o Prefeito de Santo André, Celso Daniel.



Os petralhas liderados por Lula e José Dirceu, multiplicam-se como amebas, enquanto os petistas históricos são cada vez mais raros. Estão em avançado processo de extinção.



TIPOS DE PETRALHAS
Não há um tipo único de petralha. Eles estão distribuídos em vários grupos, cada um com uma característica própria.

Um deles é o PETRALHA MILITANTE. Aderiu ao PT influenciado mais pela propagando do que por razões políticas. É ignorante e não pensa, por isso confia cegamente nas palavras e promessas dos lideres partidários e se considera feliz com as esmolas que recebe. Uma vez filiado, torna-se um fanático na defesa do partido e de seus dirigentes, sempre disponível para repetir palavras de ordem, participar de manifestações ruidosas, atacar adversários e até mesmo envolver-se em quebra-quebra e atos de vandalismo, sob o comando do chefão, que dá ordens por meio de terceiros, mas nunca aparece para assumir a responsabilidade de seus atos. É o grupo mais numeroso e como obedece cegamente, é muito perigoso para a democracia.

É bem conhecido o PETRALHA ALOPRADO. Sua especialidade é a falsidade e a mentira. Dedica-se a forjar informações caluniosas e falsificar documentos, para, depois, montar dossiês e distribui-los com a finalidade de desmoralizar adversários políticos.


Em 2006 eles ganharam as páginas dos jornais, quando 15 deles foram presos em flagrante com dossiê preparado para prejudicar o candidato do PSDB ao governo de São Paulo, que fazia frente ao do PT, Aloizio Mercadante.

Coisa parecida aconteceu na campanha eleitoral de 2010. O mesmo grupo distribuiu dossiês com dados colhidos por meio da violação de sigilo bancário e fiscal de candidatos de oposição.


Antes disso, na Casa Civil, sob comando da então ministra Dilma Roussef, foi preparado um dossiê contra Dona Ruth Cardoso.


Como se vê, esse grupo é bem atuante, com ramificações dentro e fora do governo...E recorre ao “não foi nada disso” quando pilhado com a boca na butija... Não é mesmo dona Dilma?

É bem conhecido também o PETRALHA ZORBA. É o que desvia dinheiro público e usa de outros meios ilícitos para rechear o próprio bolso ou o caixa 2 dos candidatos do partido.. Tudo na calada da noite, longe dos olhares indiscretos, como fazem os meliantes.
O nome surgiu graças ao deputado Jose Guimarães, atual líder do PT na Câmara dos Deputados, flagrado com milhares de reais escondidos na cueca. Por que será que ele usava este meio tão estranho de transportar dinheiro, em lugar de recorrer a uma transferência bancária?



Outro tipo em evidencia é o PETRALHA ROVER. O nome desse grupo apareceu quando o então secretário geral do PT Silvinho Pereira – sabe-se lá pra que e por que – ganhou uma Land Rover de uma empresa que prestava serviços para a Petrobras.


Os membros desse grupo vivem a caça de propinas em troca de favores, quando não patrocinam superfaturamento de obras para ficar com parte do dinheiro. Seria difícil relacionar os meios de que se valem para mamar nas empresas graças ao posto que ocupam. Lula, pelo que fez como presidente e pelo que faz atualmente nas suas andanças pelo mundo à custa de empresários, talvez possa ajudar a listar esses artifícios da corrupção.


Vem depois o PETRALHA FUJÃO, aquele que ganha como servidor público, mas não aparece para trabalhar e mente para justificar a vagabundagem. Um caso emblemático foi protagonizado em Ponta Grossa, no Paraná, pela vereadora do PT Ana Maria Holleben, que simulou um sequestro para não participar da escolha da mesa diretora da Câmara.


Não pode ser esquecido o PETRALHA ASPONE.  Aspone, para quem não sabe, é uma gíria brasileira, formada pelas iniciais de ASsessor de POrra  NEnhuma.
O petralha aspone é um oportunista. Está no partido sem convicções políticas, unicamente por interesse pessoal, para tirar proveito das vantagens que o partido oferece. Defende o partido, mas o faz em razão do posto que ocupa em algum ministério ou repartição pública como apadrinhado de algum político a quem prestou ajuda durante a campanha eleitoral. É completamente desnecessário onde foi colocado, sem função alguma e sem ter o que fazer, o que equivale dizer que recebe sem trabalhar e por isso mesmo é um vagabundo que onera a folha de pagamento.

Em Brasília, há enxames desses petralhas instalados no Congresso Nacional e espalhados pelos 39 ministérios, alguns deles, criados justamente para abriga-los. Muitos figuram no quadro de pessoal, estão na folha de pagamento, recebem mensalmente, mas nunca aparecem onde estão lotados.



Merece destaque o PETRALHA TARADÃO, aquele que usa e abusa de sua posição de mando para conseguir favores sexuais de mulheres à caça de emprego, dinheiro e aventura.
Um membro desse grupo atualmente em evidencia é Eduardo Gaievski, que foi prefeito de Realeza, no Paraná. Terminou o segundo mandato acusado de numerosos crimes de estupro e pedofilia. Como folha corrida e ficha suja são sinônimos de currículo para os petralhas, Gaievski, mesmo com vários processos correndo na Justiça por abuso de menores, foi escolhido e levado para o Planalto, onde ganhou cargo de secretário da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffman. Saiu de lá preso, um vexame para o atual governo, incompetente para detectar as taras dos “cumpanheros”, mas sempre pronto para dizer que “não sabia de nada” quando o escândalo vem a público.



E há também o caso de Rosemary Noronha, a famosa Rose do Lula. Deve ou não ser incluído aqui? Cabe ao Lula dar a resposta...pois foi ele que usou e abusou de sua posição como presidente da Republica para dormir com ela dentro e fora do Brasil. Tudo pago com recursos públicos...

É possível que surja o PETRALHA PRESIDIÁRIO, aquele que passa as noites atrás das grades e durante o dia está nas ruas para fazer o que o petralha sabe fazer...É só aguardar o andamento do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal. Os mensaleiros já foram condenados e deveriam estar presos, mas, graças aos chamados embargos infringentes, não é difícil que as penas acabem convertidas em impunidade pelo voto dos ministros favoráveis aos mandos e desmandos do governo do PT.


Há muitos outros tipos de petralha além dos que foram citados e descritos acima. Não é difícil encontra-los por ai. As características para identificá-los e classificá-los estão na definição de petralha.
  

 Enviado por Wanderlan Gama




Nenhum comentário:

Postar um comentário