sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Brasil terá novo modelo de placas em comum com o Mercosul a partir de 2016

Publicação: 09/10/2014
correiobraziliense

          Novo sistema vai facilitar circulação de veículos e pessoas no Mercosul

A frota de cerca de 110 milhões de veículos dos países do Mercosul terá um sistema único de placas a partir de 2016. A decisão pela patente única foi aprovada em reunião dos representantes de Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela nessa quarta-feira em Buenos Aires. A mudança será gradual e começa no próximo ano e o cronograma será divulgado na próxima reunião dos chefes de estado do bloco em dezembro.

A nova placa possui 40 cm de largura por 13 cm de altura - as mesmas dimensões já utilizadas no Brasil - e tem design que lembra o sistema da União Europeia. A identificação possui sete caracteres, com duas letras, três números e mais duas letras, capaz de gerar até 450 milhões de combinações. O fundo será branco, com uma faixa azul na parte de cima. Haverá o símbolo do Mercosul à esquerda, seguido do nome do país e bandeira.

Gostou do novo modelo de placas? Participe da enquete.

“A estética homogênea se consolida como um símbolo substancial do bloco e permite a integração regional, favorecendo a circulação dos cidadãos dentro da organização regional”, afirma o ministro de Justiça e Direitos Humanos da Argentina, Julio Alak. 

Vídeo mostra como será o novo sistema:

Os cinco países também vão criar um sistema em comum para consulta das informações dos veículos. Esse intercâmbio vai facilitar o acesso sobre dados de propriedade, marca, modelo, fabricação, tipo de veículo e dados econômicos, além de gerar relatórios sobre roubo ou furto.

O sistema brasileiro com três letras e quatro números foi adotado nos anos 1990 e poderia durar pelo menos até 2030. Na Argentina, porém, o sistema de três letras e e três números termina em 2015 e o padrão Mercosul já será aplicado no próximo ano.


                      Assim será a nova placa brasileira: o que você achou?

Um comentário:

  1. gostar de placa? mais um meio de tirar dinheiro do povo!, esse denatran é um devorador quantas vezes mudaram as placas? cod.de barras, reflexiva, 4 numeros ,cor cinza, 3 letras, esses malditos não param!! quem vai pagar? desgraçados! ipva, caro, vistorias extorsivas, ,tarjeta do estado, daqui apouco vão inventar um pneu branco!! mil vezes malditos!! queria ver essa troca com consulta popular,audiencia publica respeitar o direito de opinar.

    ResponderExcluir