sábado, 25 de abril de 2015

BANÂNIA E BRASIL: DOIS PAÍSES COMPLETAMENTE DIFERENTES

Tem gente que fica confusa e me pergunta sobre o que vem a ser um país chamado Banânia e qual a diferença dele pro outro país chamado Brasil.
Existem pessoas que, quando querem explicar alguma coisa, perguntam assim: “Quer que faça o desenho?
Eu, como não sei desenhar, vou usar fotografias.
Vejam estas duas fotos a seguir, uma ao lado da outra.
Do lado esquerdo um flagrante predominantemente manchado pela cor vermelha, onde se vê manifestantes que vieram pras ruas em ônibus fretados e que, além do transporte e do lanche, receberam, também, pagamentos que variavam de 35 a 50 reais, tudo isto com dinheiro desviado de verbas públicas. Carregam bandeiras de partido político. Isto é Banânia.
Do lado direito, uma paisagem estonteante, repleta de manifestantes que vieram pras ruas às suas próprias custas, abastecendo com gasolina cara seus próprios carros, enfrentando ônibus cheios, superlotando linhas do metrô, sem receber qualquer pagamento e colorindo lindamente a avenida com as cores da nação em que nasceram, o verde e o amarelo. Carregam bandeiras do seu país. Isto é Brasil.



Na segunda tentativa pra explicar a diferença entre os dois países, eu vou usar quatro fotografias.

As duas primeiras fotos foram feitas num lugar chamado Avenida Paulista, cidade de São Paulo, no domingo passado, e mostram manifestantes confraternizando com policiais num evento de protesto, pacífico e ordeiro, cheio de vibração cidadã e de cívico entusiasmo. Isto é Brasil. Vejam:


Já as duas fotos seguintes foram feitas em fevereiro de 2014, num lugar chamado Praça dos 3 Poderes, cidade de Brasília, onde situa-se o palácio do gunverno, edifício no qual os bandidos que aparecem agredindo a polícia foram recebidos em audiência pela prisid-Anta naquele mesmo dia. Isto é Banânia.




Na terceira e última tentativa de explicar a diferença de um país para o outro, também vou utilizar duas imagens.
A foto da esquerda foi tirada a bordo de um iate de propriedade de um rico empreiteiro corruptor, singrando os verdes mares do Atlântico, e nela aparece um abastado membro das zelites praticando a pesca recreativa. Isto é Banânia.
Já na foto da direita, feita num mangue cinzento, aparece um pescador profissional, pobre, lascado, fudido, pegando caranguejo com as próprias mãos e tirando da lama a sua sobrevivência e a da sua família. Isto é Brasil.


Deu pra entender a diferença entre Banânia e Brasil?
Ou eu preciso ainda desenhar???!!! Hein???
Oswaldo Luiz Nepomuceno de Figueiredo 

5 comentários:

  1. Elucidativo, patriótico verdadeiro esse seu post, Parabens amigo.!

    ResponderExcluir
  2. banaina capital bananada , quem nasce na bananina e for masculino eh bananence , feminino bananença , e quem nasce na capital eh bananadaence ou bananadaença , confirma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confirmadíssimo. Assim como a presidenta, agora está doenta, não consegue emprego nem de gerenta.

      Excluir