sexta-feira, 3 de abril de 2015

Políticos são malhados como judas no Ceará

POR 

Encomendas de bonecos de Dilma, Lula e Eduardo Cunha

FORTALEZA — Em Fortaleza, a crise política e o escândalo da Petrobras serviram de inspiração para a criação dos bonecos de judas que serão queimados neste sábado de Aleluia. Entre os que inspiraram os bonecos estão a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró e a ex-presidente da estatal Graça Foster. Já o boneco inspirado no presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), foi malhado ontem à tarde na Praça do Ferreira, no Centro.

Segundo o artesão Jean Carlos Alves, de 39 anos, conhecido como o Zé do Judas, dos mais de 200 bonecos fabricados este ano, 90% faziam referência à Operação Lava-Jato. Zé do Judas conta ainda que este foi o primeiro ano em que recebeu encomendas de bonecos da presidente Dilma:

— Não sei contabilizar quantas Dilmas fizemos, mas foram muitas. O telefone não para de tocar com as pessoas querendo fazer encomendas.

Militar, William Nunes, de 45 anos, comprou um boneco da presidente.

— Compreendo que a população carente teve mais oportunidade. Mas são absurdos esses impostos, inflação, o escândalo da Petrobras. Por isso, eu e meus amigos vamos malhar o judas da presidente — contou.

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde (Sindsaúde) há anos vem malhando judas temáticos. Em 2013, foi o ex-ministro Cid Gomes. Ontem, foi a vez de Eduardo Cunha, a quem a presidente do SindSaúde classifica como “retrocesso”.

Com aproximadamente cem pessoas, entre integrantes de sindicatos e movimentos sociais, um cortejo relembrou a Via-Crúcis. A ideia era mostrar que, com um Congresso mais conservador, os desafios são ainda maiores para a classe trabalhadora. O cortejo saiu da Praça da Lagoinha, percorrendo ruas do Centro de Fortaleza, até a Praça do Ferreira, onde foi feita a leitura do testamento do “Judas Iscariotes da Cunha”, e a queima do boneco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário