quinta-feira, 4 de junho de 2015

Facebook: A censura começou

Em que está se transformando o Facebook? Em mais um instrumento sob controle!
Interessante é que após publicação deste encontro a cendura se tornou apmpla, geral e irrestrita.
A censura disfarçada de democracia
Ao fim da tarde de hoje, dezenas de sites, blogs, fóruns e comunidades contra o PT foram bloqueados do Facebook. Enquanto o bloqueio de postagens pontuais é rotineiro nesta rede social, ainda que sem fundamento – sendo causado tão somente por avaliação quantitativa, o que o torna vulnerável a denúncias em massa por parte de militantes, sabotadores e criminosos virtuais -, o bloqueio completo de sites e páginas costumava ser incomum. No entanto, as ocorrências de hoje ultrapassaram esta barreira, o que causou pânico entre usuários.
Páginas e sites inteiros foram bloqueados, de maneira a, tanto impedir o acesso, pelos usuários, aos links publicados, quanto a impedir que os mesmos sejam postados e compartilhados na rede. Vale ressaltar que isso não se restringiu a apenas um ou outro conteúdo, mas a sites completos, o que viola a Constituição Federal, que expressamente preconiza:


“Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
V – o pluralismo político
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, liberdade, igualdade, segurança e a propriedade, nos termos seguintes:
IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
VIII – ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;
IX – é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;
Art. 220 A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
§ 2º – É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.”

Relatos

Ao tentar compartilhar o link com meus seguidores no Facebook, a rede social criada por Marck Zuckerberg, negou que o post pudesse ser publicado, foi bloqueado pelo filtro de segurança do Facebook.
Título e link do post:
Agora entendi por que a Dilma defende a livre fronteira entre Brasil e Venezuela.
Continuem aí achando que o PT é do bem e quer reforma política, vocês vão ver onde nós vamos parar.
http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2015/04/policia-descobre-rota-de-trafico-de-fuzis-da-venezuela-para-o-rio.html
Este era para ser o post, mas infelizmente o Humaniza Redes, Marco Civil da internet e o escambal bloquearam.
A princípio achamos que poderia ser um problema a parte, mas ao investigar, descobrimos que várias pessoas estão enfrentando a mesma censura, conforme demonstra imagens abaixo.


Para aqueles que ainda acham que a Internet é 100% livre, estão enganados.
Esta imagem foi publicada em algumas comunidades no Facebook e alguns dias depois foram REMOVIDAS. Veja a mensagem de aviso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário