quarta-feira, 17 de junho de 2015

UP! TERÁ MOTOR A AR COMPRIMIDO

Com autonomia infinita, Furz Up! será mostrado em outubro. A tecnologia revolucionária foi desenvolvida em Curralinho, no Pará

Volkswagen deve apresentar no Salão de Paris, na França, em outubro, uma versão do Up! equipada com motor a ar comprimido. O motor foi desenvolvido por técnicos e estudantes da Universidade Estadual de Curralinho, no Pará, e há cinco anos teve sua patente comprada pela Volkswagen. “É uma revolução tecnológica sem precedentes, pois o nosso motor é autossuficiente, não depende de outras fontes de energia para funcionar”, disse Ricardo Lügner, engenheiro responsável pelo projeto. O Up! será o primeiro carro do mundo a usar a tecnologia.
A versão deverá se chamar Furz Up!


 O motor de três cilindros, segundo Lügner, pode gerar até 110 cv e tem autonomia praticamente infinita. “Isso é possível por causa do reaproveitamento dos gases do escapamento em ciclo contínuo, um complexo sistema desenvolvido aqui na universidade e que é a chave deste intrincado quebra-cabeça tecnológico”, explica o professor. Um pequeno gerador acoplado eletronicamente ao pedal do acelerador provoca os impulsos para despertar o motor. Para desligar, basta tirar o pé do pedal. O motor, garante Lügner, trabalha em absoluto silêncio.


O projeto, diz Lügner, começou a ser desenvolvido há dez anos a partir de um quatro cilindros tirado do Fuscão de um dos alunos. O principal inconveniente do sistema (o nauseante cheiro de gases emitido pelo escape, que provocava enjôos e desmaios em ambientes fechados) foi sanado por meio da vedação do sistema de exaustão. O motor a ar comprimido de Curralinho funciona pelo ciclo Arschtrompeter e, segundo o professor, a tecnologia pode ser aplicada a qualquer tipo de motor a combustão interna. “Quanto maior a capacidade cúbica, mais eficiente será o desempenho do sistema Furz.”




Um comentário:

  1. O Professor que desenvolveu o motor é meio temperamental, não?
    Arschtrompeter significa: uma merda!

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