sexta-feira, 28 de agosto de 2015

CPMF não volta! O nome é CIS, só muda o nome.

Temer diz que volta da CPMF "é burburinho", por enquanto

O vice-presidente Michel Temer disse nesta quinta-feira (27) que a discussão sobre a possível volta da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) é “um burburinho” e que o governo não está avaliando a recriação do tributo, extinto em 2007. “Por enquanto é burburinho, vamos esperar o que vai acontecer nos próximos dias”, disse Temer a jornalistas em entrevista após encontro com o ex-presidente da França, Nicolas Sarkozy, em São Paulo.


Além da CPMF, imposto sobre fortunas também é estudado pelo governo

População se divide sobre nova taxação

A proposta que prevê o retorno da Contribuição provisória Sobre Movimentação Financeira (CPMF), confirmada pelo governo, poderá ser enviada pelo Executivo ao Congresso Nacional dentro de um pacote que incluiria outros tributos, como a taxação de grandes fortunas. Segundo uma fonte ligada ao governo, a tributação dos mais ricos seria uma maneira de minimizar o desgaste provocado pelo retorno da contribuição.

A proposta da CPMF foi confirmada ontem pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro. A antiga taxa ganhará o nome de Contribuição Interfederativa para a Saúde (CIS) e sua alíquota ficará em 0,38%, percentual que vigorou de 1999 até o fim de 2007, quando foi extinta. A previsão é de que o imposto arrecade um valor de até R$ 85 bilhões ao ano. A proposta é que os recursos do tributo sejam partilhados com os estados e municípios e restritos apenas a algumas movimentações financeiras, numa tentativa de preservar quem tem menor renda.


A CPMF que nasceu como uma alternativa provisória para custear a saúde, viveu por 24 anos até ser derrubada. Durante sua existencia o que menos custeou foi a saúde, que continua cada dia pior. Apesar de negarem, ela volta, agora com o nome de Contribuição Interfederativa para a Saúde (CIS) e, como antes vai tapar o rombo que também insistem em negar.

Um comentário:

  1. É por isso que eu digo "FORA PT"!
    Nunca votei no Partido dos Trabalhadores!!
    Fora Dilma! Lula nunca mais!
    O Brasil quer um Presidente de verdade!

    ResponderExcluir