Jornal do Brasil
No ano em que o Papa
Francisco enalteceu, durante missas de Natal, a misericórdia, criticando uma
sociedade "intoxicada pelo consumo e pelo prazer, pela abundância e pelo
luxo", e lembrando que o menino Jesus nasceu "na pobreza do mundo",
um profundo e desconcertante contraste evidencia que ainda estamos longe de
atingir este ideal. Neste fim de ano, enquanto milhares de famílias de
desempregados mal tiveram a chance de celebrar o Natal, as família dos ladrões
da Lava Jato aproveitaram fartas ceias em suas mansões. Pois são estes os
ladrões que, com seus roubos, detonaram uma profunda crise econômica no país,
que fez disparar os índices de desemprego.
Na sexta-feira (25), os investigados da Lava Jato que ainda
estão presos tiveram o direito a visita e a refeições especiais. Já os que
tiveram o direito a passar as festas de fim de ano em suas casas, brindaram com
caras champagnes e saborearam raras iguarias.
O ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, foi um dos liberados.
Ele viajou para o Rio, mas seu paradeiro não foi divulgado. Sabe-se que ele tem
uma casa em Itaipava, onde passava boa parte dos seus dias nos fartos tempos de
Petrobras. Apenas uma das denúncias contra Cerveró aponta recebimento de
propina na ordem de US$ 40 milhões.
O ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco, que circula livremente
apesar de ser réu confesso, foi flagrado recentemente em um SPA em Petrópolis.
Sequer usava tornozeleira, mas provocou a debandada de hóspedes, indignados com
sua presença. Somente nas contas de Barusco em paraísos fiscais, a Lava Jato
encontrou US$ 61,5 milhões, que agora estão voltando aos cofres públicos. Neste
Natal, é possível que Barusco tenha saboreado uma bela ceia em sua mansão, na
elitizada Joatinga, na Barra.
Mansão de Pedro Barusco, na Joatinga
O ex-diretor da
Petrobras Paulo Roberto Costa já foi liberado até da prisão domiciliar e está
em regime semiaberto diferenciado. Pode passar o dia fora de casa, sob
monitoramento de tornozeleira eletrônica. Sabe-se que ele possui uma mansão em
um condomínio de luxo na Barra, onde deve ter reunido a família. A Procuradoria
Geral da República calcula em R$ 357 milhões o total de propina recebida por
Costa e pelo Partido Progressista.
Casa de Paulo Roberto Costa (ao centro), na Barra da Tijuca
Estas são algumas das
cifras que despontam nas investigações. Um buraco sem fundo, onde as únicas
certezas são que há muito mais por vir, e que roubos nesta proporção levaram o
país a uma grave crise econômica e a uma paralisia que coloca milhões de
trabalhadores na rua.
Por causa desses corruptos, e por causa dos corruptores que
comandam a roubalheira há décadas, milhões de brasileiros não tiveram nada para
colocar nas suas mesas nas ceias de Natal. Não puderam sequer molhar um pão no
leite, ou comer uma batata doce pensando que fosse castanha. Chega a ser cínico
e hipócrita afirmar que as ceias dos ladrões da Lava Jato que permaneceram na
prisão foi simples e sem luxo.
Enquanto isso, 16 milhões de brasileiros que perderam seus
trabalhos passam as festas de Natal na prisão do desemprego, imobilizados, sem
ter o que pôr na mesa, sem poder comprar presentes para seus filhos, à espera
de um milagre de fim de ano.
A assistente social Lorena Magalhães, de 33 anos, é um
exemplo disso. Demitida da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos
do Estado do Rio, que passa por grave crise financeira, ela já vinha vivendo o
drama dos salários e contas atrasados. "Não tenho mais como pagar o
aluguel. Vou ter que entregar meu apartamento e voltar para a casa dos meus
pais. Além disso, vou ter de parar um tratamento médico", diz Lorena.
Ela destaca que é apenas uma das milhares de trabalhadoras
afetadas pelo escândalo da Lava Jato: "Enquanto eu sou obrigada a pedir
dinheiro emprestado, pedir ajuda à família, enquanto eu não tenho condições de
pagar um plano de saúde, quem provocou tudo isso está lindo, belo, maravilhoso,
usufruindo do dinheiro desviado. Os grandões, os responsáveis, os que meteram a
mão, os que roubaram estão aí, comendo bem, bebendo bem, vivendo bem. Esta é a
grande realidade que estamos vivendo."






ESPERAMOS QUE SEJA FEITA JUSTIÇA
ResponderExcluirÈ esse o Pais que é desgovernado pela maior corja de ladrão, formada no universo PeTralhas imundos, vocês tem que dizimados miseráveis mentirosos, corruptos
ResponderExcluir