Guido
Mantega foi um dos ministros da Fazenda que ficaram por mais tempo no cargo. O
homem assumiu quando Lula era o presidente ainda, o que é sempre importante de
lembrar. Nenhum país, nem mesmo a Nova Zelândia ou a Suíça, passaria impune por
algo assim.
A
capacidade de estrago do ícone da escola “desenvolvimentista” é simplesmente
incalculável. Os inflacionistas da Unicamp conseguiriam quebrar até um país
desenvolvido; no Brasil, então, é natural que o cenário seja de destruição à lá
Mad Max.
Os
economistas sérios e os investidores passaram a rir das previsões de Mantega,
mas não deveriam. O problema com um Mantega ou uma Dilma da vida é que chegaram
ao poder. Por isso é impossível ter pena de sua estupidez: pois ela custa muito
caro a inocentes, principalmente para os mais pobres.
Pois
bem: Mantega, enquanto ajudava a inflar artificialmente a economia, preparando
a bomba-relógio que iria explodir, dizia que nosso PIB cresceria 5% ao ano. Em
2015 ele deve cair quase
4%, um erro de “apenas” nove pontos percentuais. Não é para qualquer um. Um
jumento poderia dar uma estimativa mais próxima da realidade.
E em
uma de suas últimas “profecias” antes de deixar o cargo, Mantega disse que iria
quebrar a cara quem apostasse na alta do dólar com Dilma vencedora para um
segundo mandato. Eis o que aconteceu, contrastando em duas imagens o “alerta”
do “desenvolvimentista” e a realidade:
Isso foi em 19 de
outubro de 2014. Agora vejamos a capa do GLOBO de hoje:
O homem,
quando erra (ou seja, o tempo todo), resolve errar por uma margem abismal. Não
é algo que se faz do nada, sem esforço, sem décadas de preparação. Isso é coisa
de quem teve a capacidade de análise econômica completamente destruída pela
ideologia. É algo que só uma Unicamp da vida consegue.
Já eu,
economista “austríaco”, disse na mesma época de Mantega que, se Dilma ganhasse,
era bom levar logo os filhos para a Disney, pois com o dólar acima de R$ 3 não
seria nada fácil. Acabei subestimando a capacidade de estrago de Dilma, e o
dólar realmente chegou logo a esse patamar, mas depois continuou em disparada e
encostou em R$ 4.
Um blog
chapa-branca, daqueles bancados pelas estatais, chegou a me ridicularizar,
falando que “o Pateta da direita” afirmava que não daria mais para visitar o
Mickey se Dilma ganhasse. O tempo, amigo da razão e inimigo do petrolão,
mostrou quem estava certo.
Hoje,
vivo nos Estados Unidos com minhas humildes economias dolarizadas, enquanto o
típico eleitor do PT teve que dar mesmo adeus ao Pateta, à exceção dos ricos
que mamam nas tetas estatais e visitam a Disney com o nosso dinheiro.
Para
uma previsão razoável, duas coisas são necessárias, ao menos: independência de
julgamento e capacidade de análise. Economistas ligados ao PT não possuem nem
uma coisa, nem outra. São dominados pelos interesses partidários, e lhes faltam
os instrumentos adequados de análise, pois “aprenderam” economia em lugares
como a Unicamp ou a UFRJ.
Depois
de todos esses erros grosseiros, não pense o leitor que essa gente aprendeu a
lição, que está mais humilde, revendo seus pontos. Nada mais falso! Belluzzo,
por exemplo, continua por aí, dando pitacos idiotas, como se não tivesse nada a
ver com a lambança toda. E os inflacionistas continuam clamando por… mais
gastos públicos, mais crédito público, menos juros, i.e., mais do veneno que
nos trouxe até aqui, a esse estado terminal.
Guido
Mantega mesmo saiu da toca e se manifestou sobre a escolha de Nelson Barbosa,
um deles, para o ministério da Fazenda. Disse que era “a pessoa certa” para
tocar as medidas econômicas necessárias para reaquecer a atividade. Ou seja:
não entenderam nada mesmo. E vão afundar ainda mais o Brasil.
O
“profeta” Mantega, o mesmo da previsão acima, diz que “agora vai”. Eu digo que
“agora vai” sim, direto pro brejo. O leitor é livre para acreditar em quem
quiser. Só não estará livre das consequências das novas trapalhadas
“desenvolvimentistas”. Quem avisa, amigo é. Bye-bye, Mickey! E preparem-se para
um pãozinho francês a preço de caviar…
PS:
Diante de todo esse estrago causado por essa turma, ainda tem gente que acha
que uma hostilizada básica em locais públicos, umas simples vaias a esses que
destruíram nosso país, são atitudes condenáveis de “intolerantes”? Já eu penso
que é o mínimo que essa gente merece passar por tudo de ruim que fez ao Brasil.
Quem tem boca vaia “desenvolvimentistas”!


Nenhum comentário:
Postar um comentário