sábado, 20 de agosto de 2016

A referencia da esquerda, Cuba decadente há 57 anos.


Cuba parou no tempo, lá tudo continua como há 50 anos atrás. A família Castro tomou de assalto o território, o povo vive em "escravidão", na miséria. Difícil é entender como alguns brasileiros tem em Cuba um paradigma a ser seguido.

Após 57 anos de revolução, os cubanos não tem nada a que comemorar, Cuba era, antes da revolução, o 3° país mais rico das Américas (atrás apenas do EUA e Canadá), com a 3° capital mais moderna e 6° maior renda per capita do mundo (posição hoje ocupado pela Suíça), Cuba era mais rica que a Itália, Espanha, Japão, Áustria e Portugal.



A verdadeira Cuba: lugar miserável, povo infeliz e escravizado pelo ditador Fidel Castro.

Veja alguns fatos sobre Cuba antes da revolução!
1° Em 1956, a ONU reconheceu Cuba como o segundo país na América Latina com as menores taxas de analfabetismo (apenas 23,6%). As taxas do Haiti era de 90%; e da Espanha, El Salvador, Bolívia, Venezuela, Brasil, Peru, Guatemala e República Dominicana 50%.
2° Em 1957, a ONU reconheceu Cuba como o melhor país da América Latina em número de médicos per capita (1 por 957 habitantes), com o maior percentual de casas com energia elétrica, depois o Uruguai; e com o maior número de calorias (2870) ingeridas per capita.
3° O primeiro hotel a ter ar condicionado Central em todo o mundo foi construído em Havana: o Hotel Riviera em 1951.
4° A primeira nação da América Latina e a terceira no mundo (atrás da Inglaterra e dos EUA), a ter uma ferrovia foi Cuba, em 1837.
5° A primeira demonstração, em nível mundial, de uma indústria movida a eletricidade foi em Havana, em 1877.
6° Cuba tinha uma excelente escola de medicina, investia-se pesado em pesquisa ao ponto de Cuba ter em 1881, descoberto o agente transmissor da febre amarela e definiu sua prevenção e tratamento e de ter aplicado a primeira anestesia com éter na América Latina, em 1847.
Em 1907, estreou em Havana o primeiro aparelho de Raios-X em toda a América Latina.
7° O primeiro sistema elétrico de iluminação em toda a América Latina (incluindo a Espanha) foi instalado em Cuba, em 1889.
8° Entre 1825 e 1897, entre 60 e 75% de toda a renda bruta que a Espanha recebeu do exterior vieram de Cuba.
9° O primeiro bonde que circulou na América Latina foi em Havana, em 1900.
10° Também em 1900, antes de qualquer outro país na América Latina, foi em Havana que chegou o primeiro automóvel.
11° A primeira cidade do mundo a ter telefonia com ligação direta (sem necessidade de telefonista) foi em Havana, em 1906.
12° Em 19 maio de 1913, quem primeiro realizou um vôo em toda a América Latina foram os cubanos Agustin Parla e Rosillo Domingo, entre Cuba e Key West, na Forida, EUA, que durou uma hora e quarenta minutos.
13° Em 1922, Cuba foi o segundo país no mundo a abrir uma estação de rádio e o primeiro país do mundo a transmitir um concerto de música e apresentar uma notícia pelo rádio.
14° A primeira locutora de rádio do mundo foi uma cubana: Esther Perea de la Torre. Em 1928, Cuba tinha 61 estações de rádio, 43 delas em Havana, ocupando o quarto lugar no mundo, perdendo apenas para os EUA, Canadá e União Soviética. Cuba foi o primeiro país no mundo em número de estações por população e área territorial.
15° Em 1937, Cuba decretou, pela primeira vez na América Latina, a jornada de trabalho de 8 horas, o salário mínimo e a autonomia universitária que foi perdida com o regime de Fidel Castro.
16° Em 1940, Cuba adotou a mais avançada Constituição de todas as Constituições do mundo. Na América Latina foi o primeiro país a conceder o direito de voto às mulheres, igualdade de direitos entre os sexos e raças, bem como o direito das mulheres trabalharem.
17° O segundo país do mundo a emitir uma transmissão pela TV foi Cuba, em 1950. As maiores estrelas de toda a América, que não tinham chance em seus países, foram para Havana para atuarem nos seus canais de televisão.
18° O primeiro prédio construído em concreto armado em todo o mundo fica em Havana: O Focsa, em 1952.
19° Em 1954, Cuba tinha uma cabeça de gado por pessoa. O país ocupava a terceira posição na América Latina (depois de Argentina e do Uruguai) no consumo de carne per capita.
20° Em 1940, Cuba foi o primeiro país da América Latina a ter uma presidente da raça negra, eleita por sufrágio universal, por maioria absoluta, quando a maioria da população era branca. Ela se adiantou em 68 anos aos Estados Unidos.
21° Em 1955, Cuba era o segundo país na América Latina com a menor taxa de mortalidade infantil (33,4 por mil nascimentos).
22° Cuba tinha mais carros transitando pela ruas de Havana do em todo o Brasil.
23° Cuba foi o primeiro país do mundo a ter TV a cores.
24° Em 1958, Cuba foi o segundo país do mundo a emitir uma transmissão de televisão a cores.
25° Em 1959, Havana era a cidade do mundo com o maior número de salas de cinema: (358), batendo Nova York e Paris, que ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Atualmente, o governo cubano tem sido acusado de inúmeras violações dos direitos humanos, incluindo tortura, detenções arbitrárias, julgamentos injustos e execuções extrajudiciais (também conhecido como "El paredón"). A Human Rights Watch acusa o governo de "reprimir quase todas as formas de dissidência política" e que "aos cubanos são sistematicamente negados direitos fundamentais de livre expressão, associação, reunião, privacidade, movimento e devido processo legal." Os cidadãos não podem sair ou voltar para Cuba sem obter primeiramente uma permissão oficial.
Cuba causa repulsa até mesmo no seu vizinho Haiti, país mais miserável das Américas que mesmo ficando apenas 50 km de distancia de Cuba, os haitianos preferem se arriscar e encarar uma longa e perigosa viagem de mais de 5.000 km para tentar a vida, por exemplo, em São Paulo.
Como Cuba era antes da revolução: 



Um mito persistente é que a Cuba em 1950 era um país social e economicamente atrasado, cujo desenvolvimento foi iniciado pelo governo de Castro. Na verdade, de acordo com dados históricos, Cuba era um pais muito adiantado em 1958, em termos de América Latina, mas também em termos mundiais. Agora, depois de 55 anos de Castro, Cuba e um dos países mais atrasados das Américas.

Definitivamente, não seja como Cuba!

Nenhum comentário:

Postar um comentário