terça-feira, 14 de março de 2017

Bolsonaro consegue ser ou ficar Presidente do Brasil?


Suponhamos que O Presidente do PSC não se corrompa com umas dezenas de milhões de reais para não dar legenda a Bolsonaro na disputa presidencial de 2018, que o PSC não se alie a partidos de esquerda em 2018 assim como fez em São Luís do Maranhão em 2016, que o STF não o impeça em sua empreitada rumo ao Planalto e, ultrapassando concorrentes com projetos de governo, o que ele ainda não tem, se eleja Presidente do Brasil. Como ele vai conseguir governar com um Congresso como conhecemos? Como Ditador legislando por Decretos ou como corruptor, assim como temos visto nos últimos 30 anos? Só vejo essas duas formas dele tentar governar, mas a mais certa é que seja “impeachmado” em tempo recorde. A coisa não é tão simples como parecem, aqui não é Estados Unidos, nosso Congresso não é como lá, Bolsonaro não é Trump.

Como já disse Reinaldo Azevedo, “O Brasil é a única democracia do mundo que não tem um partido conservador — se quiserem, “de direita” — viável. Única quer dizer exatamente isto: é uma experiência que não se repete em nenhum outro lugar. Todos os partidos se dizem de esquerda ou centro-esquerda ou, como tem virado moda, coisa nenhuma".

E também considerando o que disse José Serra, “Não por acaso, os dois “lados” – esquerda e direita –, com a cumplicidade de sucessivos governos, foram e continuam sendo integrantes ativos do mais consolidado de todos os partidos brasileiros: a Fuce – Frente Única Contra o Erário e a favor das corporações de interesses especiais. Ninguém é mais falsamente de esquerda do que ela. Ninguém é mais falsamente de direita do que ela. Ninguém, a exemplo dela, é tão objetivamente contra os interesses do Brasil e dos brasileiros. Aliás, não é esse o partido mais consolidado e hegemônico do Congresso, 25 anos depois?”.

Não se tem noticia de nenhum envolvimento de Jair Bolsonaro em corrupção, tão comum entre nossos políticos, como também a Lava Jato passou bem longe de seu nome. Ingênuo imaginar que seu caminho à Presidência do Brasil será facilitado pela quadrilha reinante no poder,  de tudo farão para lhe criar "obstáculos".


Sabemos da lisura parlamentar de Bolsonaro, mas, não vejo futuro em sua empreitada rumo ao Palácio do Planalto, nem mesmo de conseguir se estabilizar num governo do Brasil. Não existem partidos de direita, nenhum deles se declaram de direita conservadora, sendo ambientes estranhos ao político Bolsonaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário