quarta-feira, 21 de agosto de 2019

GENERAL FAZ PRONUNCIAMENTO IMPACTANTE DIANTE DO PRESIDENTE.

Bolsonaro na Cerimônia de entrega de Espadim aos Cadetes da Turma Bicentenário da Independência do Brasil.
O Comandante das Agulhas Negras, Gen Brig Gustavo Henrique Dutra de Menezes, fez um discurso impactante.
“Sun Tzu, General e Filósofo Chinês da Antiguidade, escreveu, em ‘A Arte da Guerra’, que o sucesso custa muito caro e que a habilidade de alcançar a vitória mudando adaptando-se de acordo com o inimigo é chamada genialidade. Espelhando-se nos ensinamentos de Sun Tzu, em busca das habilidades que conduzem ao sucesso, a formação inclui disciplinas indispensáveis (…) em consonância com as mais complexas demandas de nossa época”, pontuou o oficial.

“O futuro líder militar da Força Terrestre, inclui um substancial culto aos valores e tradições de nossas tropas. (…) Ser fiel aos valores militares e dignificar o espadim implica cumprir rigorosamente o nosso código de honra. Cultuar a verdade, a lealdade, a probidade e a responsabilidade”, asseverou.
“Orgulhem-se por pertencerem à instituição do braço forte e da mão amiga, que sempre guardou a nossa pátria”. Informações Folha Politica.

Leia o texto na íntegra:
Sun Tzu, general e filósofo chinês da antiguidade, escreveu em “A arte da Guerra” que o sucesso custa muito caro, e que “a habilidade de alcançar a vitória, mudando e adaptando-se de acordo com o inimigo, é chamada de genialidade”.
 Espelhando-se nos ensinamentos de Sun Tzu, também a formação do Oficial da linha de ensino militar bélico do Exército Brasileiro, em busca das habilidades que conduzem ao sucesso, inclui o estudo prolongado de disciplinas indispensáveis ao exercício das funções de comando no campo de batalha e também fora dele, em consonância com as mais complexas demandas de nossa época.
 Ampliando a extensa gama de conhecimentos adquiridos por intermédio do estudo das matérias do ensino universitário e do técnico-profissional, a formação do Oficial, futuro líder militar da Força Terrestre, inclui um substancial culto aos valores e tradições de nossa Instituição, que constituem o genuíno amálgama de nossas tropas.
 Em tal sentido, nossa Academia torna-se uma Organização ambidestra, atenta à modernidade que nos impulsiona a enfrentar os desafios do futuro, sem jamais desprezar nossa história e os ensinamentos do passado.
 Este culto aos valores, às tradições e suas liturgias, faz com que nossa Instituição, secular, permaneça sempre norteada pelos mesmos ideais.
 Seguindo os ritos castrenses, hoje participamos de uma jornada de singular importância para o nosso Exército, pois estes 411 jovens integrantes da Turma Bicentenário da Independência do Brasil recebem, com a máxima vibração, a réplica do invicto e glorioso sabre de Caxias, imbuídos da grande responsabilidade de dignificá-lo.
 Com orgulho ímpar, terão o direito de cingi-lo no uniforme que os caracteriza, mantendo uma das mais simbólicas tradições, de forma que estarão para sempre unidos aos cadetes de todos os tempos, formados em nossa querida AMAN, que neste ano, comemora 75 anos de instalação em Resende, totalmente integrada à cidade.
 Caros Cadetes, sintam-se privilegiados por serem Cadetes de Caxias! Lembrem-se, entretanto, de que o sucesso particular e o êxito de todos nós juntos está perenemente vinculado aos valores militares.
 Eles são referenciais fixos e fundamentos imutáveis que influenciam o comportamento e a conduta pessoal de cada um de nós, herdeiros do legado de Caxias, nosso Patrono.
 Ser fiel aos valores Militares e dignificar o espadim implica cumprir rigorosamente nosso Código de Honra: cultuar a VERDADE, a LEALDADE, a PROBIDADE e a RESPONSABILIDADE.
 Estas atitudes traduzem, na essência, o que esperamos de vocês, que são nossos sucessores e futuros responsáveis por manter nossa Instituição sempre una, coesa e motivada pelos mais nobres propósitos.
 Sintam-se compelidos a balizar seus passos no caminho do bem e jamais esqueçam que: ser VERDADEIRO está diretamente relacionado ao valor de tudo quanto, de fato, é real e concreto. É a ausência de mentira, é a honestidade em ato, independentemente do contexto ou da situação; ser LEAL é ter a intenção de não enganar, é ser sincero, franco e fiel aos compromissos; ser PROBO é agir sempre em consonância com princípios éticos e sem abertura para o desengajamento moral; ser RESPONSÁVEL é saber o que deve ser feito e fazê-lo, no tempo oportuno, assumindo todas e quaisquer consequências de seus atos.
 “Cadete ides comandar, aprendei a obedecer!” A inesquecível frase, que emoldura o nosso pátio, externa o mais nobre dos valores morais: o exemplo!
 Jamais se afastem deste caminho e nunca negligenciem nosso Código de Honra, pois ele é o sustentáculo e a alma de nosso querido Exército.
 Esse momento de comemoração não seria possível sem o trabalho incansável dos integrantes do Corpo Permanente desta Academia, personificado pelos Instrutores, Professores, Capelães, Monitores, Militares da Administração, e nossos Cabos e Soldados; aqui externo meus agradecimentos pelo trabalho profícuo que todos desempenham, nas incríveis jornadas, seja nos exercícios no terreno ou nas salas de aula, tudo em prol de nossos jovens cadetes, contribuindo, de maneira decisiva, para a formação intelectual e moral de cada um deles.
 Observando a eficiência, a efetividade e a eficácia refletidas na competência e no entusiasmo das ações de cada um dos senhores, sinto muito orgulho em poder fazer parte dessa equipe. A vocês, o meu ‘muito obrigado’!
 Caros pais, mães, responsáveis e familiares, quero lhes transmitir meus agradecimentos por terem formado jovens de caráter, educados e obstinados.
 Nos dias em que vivemos, árdua tem sido a tarefa de educar, pois parcela de nossa sociedade insiste em tentar desqualificar ou redefinir valores morais e os princípios éticos que sempre balizaram os bons costumes e ainda norteiam o desenvolvimento saudável de uma Nação.
 No entanto, graças ao trabalho dos senhores e à educação transmitida a seus filhos, hoje em forma neste histórico pátio, temos um legítimo grupo de jovens do bem, que representam a “esperança de um Brasil inteligente, liderança do Continente”.
 Muito obrigado por nos confiarem seus filhos, que aqui em nossa Academia os tratamos como nossos filhos.
 Meus Cadetes da turma Bicentenário da Independência do Brasil, celebrem essa vitória! A AMAN orgulha-se pela garra, determinação e entusiasmo que cada um de vocês tem demonstrado nas atividades acadêmicas.
 Orgulhem-se por pertencerem à Instituição que possui o Braço Forte e a Mão Amiga, que guarda e ampara a nossa Pátria e que sempre pautou seus objetivos e propósitos na defesa, no progresso e nos interesses de nosso amado Brasil. 
 Novos e mais complexos desafios lhes serão apresentados.
 No entanto, temos a certeza de que continuarão sendo vitoriosos e manterão o brilho nos olhos, a cada objetivo conquistado.
 Que o Bom Deus continue a iluminar seus caminhos e a abençoar seus passos. Sejam sempre muito felizes!!

1º ano, Tudo por um ideal!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário