segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Governo acaba com 'Bolsa Empresário' e fica com dívida de R$ 214 bilhões


Indústria da CSN onde é feita a transformação de ferro líquido em aço líquido, em Volta Redonda (RJ)


Depois de despejar R$ 362 bilhões até 2014 em empréstimos subsidiados do BNDES para a compra de máquinas e equipamentos, o governo encerrou o PSI (Programa de Sustentação de Investimentos) no final do ano passado com uma conta para pagar de pelo menos R$ 214 bilhões.
A maior parte desse valor (R$ 184 bilhões) entrará na contabilidade da União como dívida pública.

O restante (R$ 30 bilhões) terá de ser coberto pelo Tesouro até 2041 para compensar a diferença entre os juros pagos pelo BNDES à União na captação dos recursos (mais elevados)  e as taxas cobradas dos tomadores dos empréstimos (abaixo da inflação).
Conhecido ironicamente como "Bolsa Empresário", o PSI não ofereceu à economia um estimulo à altura dos desembolsos realizados desde 2009, quando o programa foi criado para ajudar a tirar o País da crise global.
Os benefícios foram pontuais em alguns setores e maiores para grandes empresas, que normalmente tem acesso a outras fontes de financiamento.
Link: Mais Aqui
NÃO É PARA TODOS!!!
Lembrem-se das palavras de Levy por ocasião da proposta da CPMF: REPASSES!!  REPASSES! O mais escandaloso foram os US$ 109 BI lhões para a In Ambev comprar outra cervejaria
Você eleitor que reelegeu a Dilma, se seu patrão lhe demitir porque não consegue acesso a esse tipo de crédito lembre-se que seu desinteresse por política o levou ao voto no PT e a sua demissão.

Em curso a UNIFICAÇÃO das POLÍCIAS. Vergonhosa a PEC 51/2013.


Vergonhosa essa proposta de Emenda Constitucional 51/2013. Para os que não sabem da gravidade da PEC 51/2013 ela prevê a federalização das polícias, ou seja, toda força policial armada do país estaria sob o comando de uma só pessoa (o presidente da República) e a ele não haveria resistência em caso de tentativas de tirania. Está achando impossível? Pois é exatamente o que foi feito por Hugo Chaves na Venezuela.
Mas afinal o que é uma Proposta de Emenda Constitucional? Trata-se de uma atualização, um emendo a Constituição Federal. É uma das propostas que exige mais tempo para preparo, elaboração e votação, uma vez que após aprovada, modificará a Constituição Federal.
E afinal qual o papel da polícia?
O direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, são direitos fundamentais do cidadão na forma do art. 5.º, caput, da Constituição Federal. O Estado é o responsável pela preservação desses direitos, e o faz por meio das forças policiais em atendimento ao art.144 do texto constitucional. As corporações policiais tem como missão proteger o livre exercício dos direitos e liberdades, e garantir a segurança do cidadão, e o constituinte de 1988 devido a importância  do tema o elevou a categoria constitucional.

O art. 144, da C. F diz que, “A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:   I- polícia federal; II- polícia rodoviária federal; III- polícia ferroviária federal;  IV- polícias civis; V- polícias militares e corpos de bombeiros militares”. Segundo Álvaro Lazzarini, “a  previsão  constitucional taxativa,  não    podendo,    portanto,   ser   criados   outros   órgãos  policiais incumbidos da  segurança   pública,  em  quaisquer dos níveis estatais  o  que  impede, por isso mesmo, que  órgãos autárquicos ou paraestatais não previstos na norma constitucional exercitem atividades de segurança pública

E é exatamente esse texto final que a PEC 51/13 quer mudar. A proposta é federalizar as forças policiais de segurança. O que é federalização? É transformar aquilo dos estados em algo da união. E onde estão os riscos?
Primeiro, na grande dificuldade de padronizar procedimentos tendo em vista as diferenças de características regionais do nosso país de características continentais.
Segundo e mais complicado é a concentração de todo aparato bélico brasileiro sob a égide de uma pessoa apenas. Perigoso. Polêmico. Historicamente questionável. Na história da humanidade todos que aprovaram essa conduta eram tiranos em essência, exemplos: Hugo Chaves na Venezuela bolivariana, Hitler na Alemanha Nazista, Lenin na União Soviética Comunista.
Não para por aí, o projeto prevê a promoção aos postos mais altos através de “concursos internos”, também conhecidos como “trem da alegria” ou a famosa “peixada”. O fim do plano de carreira nas polícias é o maior e mais prático jeito de só fazer subir aqueles ligados a cúpula ou aos interesses políticos de quem está no poder.
O que causa estranheza é o fato de não haver uma aclamação daqueles que dizem estar do lado das Forças Armadas, dos bons costumes e das pessoas de bem no Congresso Federal. Há cerca de dois meses atrás enviei um e-mail, através da minha conta pessoal, para um famoso deputado fluminense com discurso bem conhecido e difundido no nosso meio, perguntando a opinião dele sobre e o seu posicionamento sobre a Proposta de Emenda Constitucional citada e não recebi nenhuma resposta até o momento. Não há vídeos ou textos em seu site, redes sociais e no canal do you tube. 
A aprovação dessa emenda talvez seja um dos maiores riscos sociais e políticos apresentados no congresso nos últimos anos. A proposta anda sem muito interesse da mídia a passos largos no Senado Federal, inclusive tendo audiências públicas como no último dia 4 de Novembro de 2015. É nosso papel como cidadão se posicionar contra esse absurdo.
Victor G. Bosch

sábado, 2 de janeiro de 2016

Militares INSATISFEITOS com os COMANDANTES abrem a boca. Novos tempos.


Um passeio pelos principais sítios da INTERNET mostra que significativa parte da categoria acredita que entre os motivos dos militares receberem um “reajuste” inicial de 5.5%, insuficiente para cobrir as perdas inflacionárias, está o facto dos COMANDANTES, que ocupam cargos de confiança de Dilma Roussef, não ter demonstrado publicamente insatisfação com a maneira que o governo trata a questão salarial dos militares.


  Vejam alguns comentários colhidos nos sites sociedademilitar.com.br, montedo.blogspot.com.br e Comunidade Sociedade Militar no facebook.
Abaixo.

“Infelizmente, nossa categoria hoje é representada por quem é da confiança do governo, a política de abaixar a cabeça para o governo mostra quanto revanchismo ainda existe”
“reajuste” de 5,4 e para o salario mínimo 11%….em alguns anos estaremos todos ganhando o salário mínimo…e os “generais” dizendo que foi o possível.”



“Parabéns aos nossos Chefes, inflação a mais de 11%, isto é só o mascarado e nós com 5,5% e diga amém, com transferência a revelia para os da ativa e publicação em BI para ativos e inativos em conselhos de disciplina e justificação para quem abrir a boca.”
“Senhores Comandantes. Obrigado pelo grande reajuste que nos foi concedido. Estamos super agradecidos pelo seu empenho em conseguir esta fortuna para nós. Esse reajuste nada mais é do que uma bofetada na cara de seus subordinados. Uma afronta a uma tropa de homens de coragem e determinação. “ISSO É UMA VERGONHA”. Teremos uma perda imensa em nossos salários, o que fará com que nossas famílias sofram o pão que o diabo amassou. Infelizmente não temos para onde correr. Não ganhamos polpudas diárias em nossas missões. Não temos carros oficiais à nossa disposição.”


“É uma afronta esse papo de “24%”, como assim? Querem enganar quem? Pq não falam às claras que é 5,5% e somente em SETEMBRO de 2016 e ainda ficaremos amarrador por 4 anos sendo que a inflação pode explodir para mais de 20%?”


“Quero parabenizar todos os militares da ativa e da reserva pela esmola dada pelo governo Federal 27,9% em cinco parcelas, sendo a primeira de 5,5% em agosto de 2016…. vamos fazer a maior festa, enquanto isso no contra cheque do General e Almirante. e o Brigadeiro das FF.AA que estão atualmente no (comando)vem cheio de $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$”


“VERGONHA ! Um segundo sargento receberá de reajuste o valor de R$ 197 reais em 2016 sendo o percentual de 5,5% e em agosto de 2016, isso significa que o militar das Forças Armadas, ganhará a mesma parte do 13 salário em julho, tal qual 2015. É realmente uma afronta à inteligência da FM. .. Passou foi da HORA …. QUE INDIGNAÇÃO…. Onde está o BOLSONARO para defender a TROPA? Onde estão os COMANDANTES do EXÉRCITO, MARINHA e AERONÁUTICA para fazer a defesa de sua TROPA?”


“O que pensam que nós somos? Um bando de meninos buchudos a quem enganam com pirulitos? Quando 2019 chegar nosso poder de compra terá caído em relação a hoje mais de 40%. Estaremos ainda mais miseráveis do que hoje já estamos. Nem na favela um sargento poderá morar. Terá que ir para debaixo da ponte. Om PT conseguiu a tão sonhada revanche. Será que o reajuste da pensão dos terroristas foi parcelado e nestes mesmos índices?”


sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Haiti. O que ganhamos com isso? Pelo visto, uma doença nova.

O que a missão do Brasil no Haiti deu aos brasileiros? Uma doença nova! Lula está de parabéns! Essa, realmente, é uma conquista inédita! Nunca antes na história “destepaiz”!!!


Ai, ai… No dia 11 de abril, publiquei aqui o seguinte postacompanhado dessa imagem horrorosa. Leiam. Volto em seguida.

Sabem o que é esta estrovenga? É o Chikungunya! Ele é a cara do fracasso dos bananas!
Ah, minha Santa Bárbara!
O Jornal Nacional informa sobre o risco de uma nova doença (ao menos em solo nativo) provocado por um vírus chamado Chikungunya. Lá vou eu para o Google. A estrovenga é transmitida pelo Aedes aegypti, o filho da mãe que também é portador do vírus da dengue. Os sintomas iniciais são os mesmos, mas a doença é de outra natureza — não é hemorrágica ao menos. Mas pode provocar dores nas articulações e nas extremidades dos membros que podem durar meses e até anos.
O troço foi identificado na África, migrou para a Ásia e se considera que é fatal que chegue a Banânia — especialmente na Copa do Mundo por razões óbvias: chega alguém contaminado, o Aedes nativo cumpre a sua função e pimba!
Que culpa têm os sucessivos governos bananienses por existir o tal Chikungunya? Nenhuma! Mas são responsáveis pela multiplicação do Aedes aegypti.
Lá vamos nós fornecer o nosso lombo à incompetência e à safadeza dos bananas.

Voltei
Pois é… A estrovenga já chegou. Leiam o que informa o Estadão:
Um vírus similar ao da dengue e também transmitido pelo mosquito Aedes aegypti foi identificado pela Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo em seis soldados do Exército brasileiro recém-chegados do Haiti, onde participavam de missão de paz. Eles foram infectados pelo chikungunya, comum no Sudeste Asiático e que há alguns meses tem se disseminado por ilhas do Caribe. O Brasil nunca registrou casos autóctones da doença, ou seja, transmitidos em território nacional, mas é a segunda vez que o País tem casos importados de outras nações. Em 2010, três brasileiros foram infectados pela doença no Sudeste Asiático, dois deles de São Paulo e um do Rio, segundo o Ministério da Saúde. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, os seis brasileiros infectados no Haiti chegaram ao País no dia 5 e passaram por exames no Instituto Adolfo Lutz que confirmaram a contaminação.
Após o diagnóstico, agentes da Superintendência de Controle de Endemias fizeram ações para matar larvas e mosquitos adultos nas instalações do Exército por onde os soldados passaram: o Hospital Militar de Área de São Paulo e o Batalhão de Logística do Exército, em Campinas, cidade que tem a maior epidemia de dengue do Estado. De acordo com a secretaria, os soldados estão em observação e o estado de saúde deles é considerado bom e estável.
Sintomas. O vírus chikungunya tem sintomas parecidas aos da dengue, como febre, dores no corpo, nos olhos e nas articulações e manchas vermelhas no corpo. Não há forma hemorrágica da doença, mas ela pode deixar sequelas permanentes, como um quadro de artrite. A doença também pode ser transmitida pelo mosquito Aedes albopictus, outro inseto transmissor da dengue presente no Brasil. Assim como no caso da dengue, não há tratamento específico para a chikungunya, apenas medicamentos para minimizar os sintomas. A assessoria de comunicação do Ministério da Defesa informou que, além dos seis casos já confirmados, outros quatro estão em investigação. Todos os soldados estão isolados.
Retomo
Bem, resta-me dizer o óbvio: e os haitianos que estão entrando às pencas no Brasil? Estão sendo examinados? Não posso crer que os mosquitos piquem soldados brasileiros, mas não se interessem pelos nativos do Haiti. Não se trata, é evidente, de associar um mal a imigrantes ou coisa que o valha. É que sabemos as condições precárias em que os haitianos estão entrando, conduzidos por coiotes, sendo amontados, inicialmente, no Acre, sem nenhum cuidado especial. De lá, o governador petista Tiao Viana os exporta para São Paulo sem nem mesmo lhes tomar o nome.
 Taí… Há dez anos, Lula atolou uma missão brasileira o Haiti, e lá estão as nossas tropas até hoje. O que ganhamos com isso? Pelo visto, uma doença nova.


Esta noticia é de 2014, de lá para cá outras variantes de doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti nos tem sido apresentadas. Mais recentemente o virus zika que progride para microcefalia já na fase de feto humano.
Como vimos acima uma variante contaminadora pelo mesmo mosquito veio do Haiti através de nossos soldados lá infectados e pela entrada indiscriminada de imigrantes, onde a falta de responsabilidade dos responsáveis pelo controle sanitário pouco se importou com a segurança e saúde dos brasileiros.

O PENSAMENTO DO CLUBE MILITAR: “FELIZ ANO NOVO”!?

Gen Clovis Purper Bandeira
Editor de Opinião do Clube Militar

Ao iniciar a redação deste despretensioso artigo, quase cometo um ato falho, levado pelo hábito de desejar aos amigos, nesta época, um próspero Ano Novo.
Seria, no entanto, muito cinismo deixar de considerar as péssimas perspectivas que nos reserva o ano de 2016, possivelmente pior do que o ano negro de 2015.
Além da baixíssima probabilidade de melhorar a vida do povo brasileiro adotando políticas de mais do mesmo, o que já não deu certo no Brasil nem em lugar algum, o ano vindouro ainda será prejudicado por vários aspectos que dificultarão nossa vida.
Estamos em recesso, como ocorre sempre no final e no início do ano. Esse recesso, que deveria durar, no máximo, até a metade de janeiro, será prolongado sem reclamações até o início de fevereiro, quando teremos o Carnaval – festa que, em algumas regiões, se prolonga por duas ou três semanas.
Depois das festas de Momo começa o ano para valer, inclusive o ano escolar e político.
Será novamente interrompido pelas Olimpíadas Rio 2016, que se prolongarão de 5 a 21 de agosto, seguidas dos Jogos Paralímpicos (não mais paraolímpicos, como sugere o bom senso), de 07 a 18 de setembro. No Rio de Janeiro, principalmente, para facilitar o trânsito das delegações e dos profissionais da imprensa e turistas, muitos desses dias serão feriados.
Além disso, o mês de setembro também será palco das campanhas eleitorais para as eleições municipais de 2016, quando todos os municípios brasileiros elegerão prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Comícios, passeatas, mobilizações, espera-se que pacíficas, ocuparão corações e mentes dos brasileiros, que também estarão acompanhando as competições paralímpicas.
Dia 2 de outubro, primeiro domingo do mês, eleições gerais, em todos os municípios do país. Nas capitais estaduais e em mais 86 cidades com mais de 200.000 habitantes, há a possibilidade de um segundo turno das eleições, previsto para o dia 30 de outubro. Onde houver segundo turno, durante o mês de outubro intensificar-se-á o esforço dos candidatos na busca dos votos.
Em meio a tantas atividades fora do comum, a agenda política prosseguirá em andamento, com a luta para impeachment, cassação, demissão ou o que seja da Presidente da República e dos presidentes da Câmara e do Senado federais.
A economia, durante todo o tempo, nos proporcionará sustos e perdas de toda a ordem, através da inflação, desemprego, déficits e perdas de grau de investimento, crises de crédito e cambiais, apesar da mudança de alguns atores do cenário econômico, sem mudanças estruturais que acendam qualquer esperança quanto à qualidade de vida nacional em 2016.
Por tudo isso, se fosse pessimista deveria desejar felicidade para 2019, quando assumiria um novo Presidente da República, eleito em 2018 para suceder Dilma, que se arrastaria na presidência até o fim de seu mandato.
Como otimista incorrigível, apesar de todas as tendências e expectativas em contrário, ouso esperar que as causas principais de nossa agonia nacional sejam removidas em 2016, o que me permite desejar a todos um Feliz Ano Novo de 2017. E que 2016 nos seja leve e breve.

OS O PROFETA MANTEGA, ÍCONE DA ESCOLA “DESENVOLVIMENTISTA”

Guido Mantega foi um dos ministros da Fazenda que ficaram por mais tempo no cargo. O homem assumiu quando Lula era o presidente ainda, o que é sempre importante de lembrar. Nenhum país, nem mesmo a Nova Zelândia ou a Suíça, passaria impune por algo assim.
A capacidade de estrago do ícone da escola “desenvolvimentista” é simplesmente incalculável. Os inflacionistas da Unicamp conseguiriam quebrar até um país desenvolvido; no Brasil, então, é natural que o cenário seja de destruição à lá Mad Max.
Os economistas sérios e os investidores passaram a rir das previsões de Mantega, mas não deveriam. O problema com um Mantega ou uma Dilma da vida é que chegaram ao poder. Por isso é impossível ter pena de sua estupidez: pois ela custa muito caro a inocentes, principalmente para os mais pobres.
Pois bem: Mantega, enquanto ajudava a inflar artificialmente a economia, preparando a bomba-relógio que iria explodir, dizia que nosso PIB cresceria 5% ao ano. Em 2015 ele deve cair quase 4%, um erro de “apenas” nove pontos percentuais. Não é para qualquer um. Um jumento poderia dar uma estimativa mais próxima da realidade.
E em uma de suas últimas “profecias” antes de deixar o cargo, Mantega disse que iria quebrar a cara quem apostasse na alta do dólar com Dilma vencedora para um segundo mandato. Eis o que aconteceu, contrastando em duas imagens o “alerta” do “desenvolvimentista” e a realidade:



Isso foi em 19 de outubro de 2014. Agora vejamos a capa do GLOBO de hoje:


O homem, quando erra (ou seja, o tempo todo), resolve errar por uma margem abismal. Não é algo que se faz do nada, sem esforço, sem décadas de preparação. Isso é coisa de quem teve a capacidade de análise econômica completamente destruída pela ideologia. É algo que só uma Unicamp da vida consegue.

Já eu, economista “austríaco”, disse na mesma época de Mantega que, se Dilma ganhasse, era bom levar logo os filhos para a Disney, pois com o dólar acima de R$ 3 não seria nada fácil. Acabei subestimando a capacidade de estrago de Dilma, e o dólar realmente chegou logo a esse patamar, mas depois continuou em disparada e encostou em R$ 4.
Um blog chapa-branca, daqueles bancados pelas estatais, chegou a me ridicularizar, falando que “o Pateta da direita” afirmava que não daria mais para visitar o Mickey se Dilma ganhasse. O tempo, amigo da razão e inimigo do petrolão, mostrou quem estava certo.
Hoje, vivo nos Estados Unidos com minhas humildes economias dolarizadas, enquanto o típico eleitor do PT teve que dar mesmo adeus ao Pateta, à exceção dos ricos que mamam nas tetas estatais e visitam a Disney com o nosso dinheiro.
Para uma previsão razoável, duas coisas são necessárias, ao menos: independência de julgamento e capacidade de análise. Economistas ligados ao PT não possuem nem uma coisa, nem outra. São dominados pelos interesses partidários, e lhes faltam os instrumentos adequados de análise, pois “aprenderam” economia em lugares como a Unicamp ou a UFRJ.
Depois de todos esses erros grosseiros, não pense o leitor que essa gente aprendeu a lição, que está mais humilde, revendo seus pontos. Nada mais falso! Belluzzo, por exemplo, continua por aí, dando pitacos idiotas, como se não tivesse nada a ver com a lambança toda. E os inflacionistas continuam clamando por… mais gastos públicos, mais crédito público, menos juros, i.e., mais do veneno que nos trouxe até aqui, a esse estado terminal.
Guido Mantega mesmo saiu da toca e se manifestou sobre a escolha de Nelson Barbosa, um deles, para o ministério da Fazenda. Disse que era “a pessoa certa” para tocar as medidas econômicas necessárias para reaquecer a atividade. Ou seja: não entenderam nada mesmo. E vão afundar ainda mais o Brasil.
O “profeta” Mantega, o mesmo da previsão acima, diz que “agora vai”. Eu digo que “agora vai” sim, direto pro brejo. O leitor é livre para acreditar em quem quiser. Só não estará livre das consequências das novas trapalhadas “desenvolvimentistas”. Quem avisa, amigo é. Bye-bye, Mickey! E preparem-se para um pãozinho francês a preço de caviar…
PS: Diante de todo esse estrago causado por essa turma, ainda tem gente que acha que uma hostilizada básica em locais públicos, umas simples vaias a esses que destruíram nosso país, são atitudes condenáveis de “intolerantes”? Já eu penso que é o mínimo que essa gente merece passar por tudo de ruim que fez ao Brasil. Quem tem boca vaia “desenvolvimentistas”!

CARTA DE VESPASIANO A SEU FILHO TITO


Tito e seu pai Vespasiano

“Tito, meu filho, estou morrendo. Logo eu serei pó e tu, imperador. Espero que os deuses te ajudem nesta árdua tarefa, afastando as tempestades e os inimigos, acalmando os vulcões e os opositores. De minha parte, só o que posso fazer é dar-te um conselho: não pare a construção do "Colosseum". Em menos de um ano ele ficará pronto, dando-te muitas alegrias e infinita memória. Alguns senadores o criticarão, dizendo que deveríamos investir em esgotos e escolas. Não dê ouvidos a esses poucos. Pensa: onde o povo prefere pousar seu "clunis" numa privada, num banco de escola ou num estádio?
Num estádio, é claro!
Será uma imensa propaganda para ti. Ele ficará no coração de Roma por "omnia saecula saeculorum", e sempre que o olharem dirão: ‘Estás vendo este colosso? Foi Vespasiano quem o começou e Tito quem o inaugurou’!
Outra vantagem do "Colosseum": ao erguê-lo, teremos repassado dinheiro público aos nossos amigos construtores, que tanto nos ajudam nos momentos de precisão. Moralistas e loucos dirão, que mais certo seria reformar as velhas arenas. Mas todos sabem que é melhor usar roupas novas que remendadas.
"Vel caeco appareat" (Até um cego vê isso).
Portanto, deves construir esse estádio em Roma.
Enfim, meu filho, desejo-te sorte e deixo-te uma frase: "Ad captandum vulgus, panem et circenses" (Para seduzir o povo, pão e circo).
Esperarei por ti ao lado de "Júpiter”.

Busto de Tito

PS: Vespasiano morreu no dia seguinte à carta. Tito inaugurou o Coliseu com cem dias de festa. Tanto o pai quanto o filho foram deificados pelo senado romano. Assim como a gente de Brasília construirá monumentais estádios em Natal, Cuiabá e Manaus, mesmo que nem haja ludopédio por esses lugares.
Só para você ter uma ideia, o campeonato de Mato Grosso teve média inferior a mil pessoas por partida, e a Arena Pantanal, em Cuiabá, terá capacidade para 43.600 espectadores. Em Recife haverá um novo estádio, mas todos os grandes clubes já têm o seu. Pior será a arena de Manaus: terá 47 mil lugares e, no campeonato estadual, juntando os 80 jogos, repito, eu disse "juntando os 80 jogos" ...o público total foi de 37.971.
As gentes da Terra "Papagalli" não ligaram nem mesmo para o exemplo dos sul-africanos, que construíram cinco novos estádios e quatro são deficitários.

Coliseu - Roma

Enfim, o pão e o circo continuam...